Parque Cidade das Abelhas

Parque Cidade das Abelhas: planejando os espaços de integração entre universidade e comunidade

O Parque Cidade das Abelhas – Unidade Helmuth Wiese/UFSC localiza-se no bairro do Saco Grande, em Florianópolis. Trata-se de uma área de 20 hectares da União cedida para a gestão da UFSC em 2012. Em 2016 o Conselho Universitário (CUn/UFSC) aprovou o relatório final que apresenta as diretrizes gerais para o uso e ocupação: Apicultura; Preservação e Educação Ambiental; Parque Urbano e Lazer.
Em continuidade com projeto de extensão iniciado em 2018 e desenvolvido no Laboratório de Projetos (LabProj) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, o atual projeto tem por objetivo principal desenvolver projeto de arquitetura e paisagismo para o Parque Cidade das Abelhas/UFSC em nível de anteprojeto, com foco no Setor Parque-Comunidade, contribuindo para a qualificação do seu espaço físico e a consolidação de sua relação com a comunidade. Os alunos participarão de todas as etapas, como visitas ao local, reuniões com as pessoas envolvidas e desenvolvimento do projeto.
A relevância deste projeto é o resgate histórico da Cidade das Abelhas, da valorização da apicultura e promovendo os princípios da sustentabilidade. Esta oportunidade permite a construção de uma Unidade diferenciada, integrada com a cidade e comprometida com o legado histórico.
Deste modo, os resultados deste projeto devem contribuir para o processo de criação de um parque urbano, com forte vocação ambiental, promovendo espaços de qualidade para o uso público e para a integração entre universidade e comunidade.

Busca-se fortalecer o campo da extensão estruturada pelo processo de projeto arquitetônico, enquanto meio de pesquisa, discussão, integração e aplicação de conhecimentos de diversas áreas do saber. A partir das atividades propostas espera-se estimular a produção de conhecimento a partir do processo projetual em arquitetura e urbanismo e os resultados alcançados devem ser compartilhados e divulgados em eventos científicos, como o SEPEX, em apresentações e debates. O material gráfico e projetual produzido pela equipe também poderá auxiliar na divulgação institucional do Parque da Cidade das Abelhas, através dos diversos meios de comunicação.

EQUIPE 2020

Professores: Prof. Fábio Ferreira Lins Mosaner (Coordenador)
Prof. Américo Ishida
Prof. Ricardo Socas Wiese
Estudantes
Alice Hammerschmitt da Veiga
Ana Flávia Boni Colle
Isadora Nascimento de Deus

 

EQUIPE 2019

Professores: Prof. Fábio Ferreira Lins Mosaner (Coordenador)
Prof. Américo Ishida
Prof. Eduardo Westphal
Prof. Ricardo Socas Wiese
Estudantes
Ana Flávia Boni Colle (voluntária)
Gabriel de Moraes Lunardi (bolsista estágio – Edital PIB)
Raquel Pereira Neves (bolsista Pró-bolsas 2019)

EQUIPE 2018

Professores
Prof. Ricardo Socas Wiese (coordenador)
Prof. Américo Ishida
Prof. Eduardo Westphal
Prof. Fábio Ferreira Lins Mosaner
Estudantes
Daniel Martins da Silveira
Fernanda de Carvalho Nunes
Gabriel Sappino Sala
Isabella Magnanti
João Eduardo Lima Furtado
Sara Kellen Glicério

Início do projeto: 2018
Fim: 2020