Concurso “C-re-aid Earth Architecture Competition: A School for Tanzania”
O concurso foi promovido pela ONG C-re-aid, que desenvolve desde 2012 em território africano uma parceria com as comunidades e instituições locais para o enfrentamento de problemáticas, tendo como prática a elaboração conjunta de projetos que visem qualificar o território e promover o desenvolvimento social e humanitário na região, promovendo o emprego de técnicas aliadas à sustentabilidade.
O concurso, que ocorreu no ano de 2019, teve a participação de um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e recebeu a premiação de segundo lugar, representando o Brasil entre os projetos vencedores.
Sobre o projeto:
A escola desenvolve-se a partir de um corredor central que trabalha com as diferenças de nível do terreno, onde revela muitos ambientes distintos, permitindo às crianças desenvolverem-se de forma criativa e se identificarem com o lugar. O programa está dividido em blocos, com salas de aula e serviços que se conectam a este corredor central, de forma a promover a integração física e visual entre todos os ambientes.
A materialidade da construção surge como um forte partido, em que a lógica modular e a utilização dos blocos de terra comprimida (BTC) como principal elemento estrutural, facilita a construção, desenvolvendo uma proposta de projeto mais sustentável e coerente para o orçamento limitado.
O desenho da escola, desta forma, consiste em três módulos completos, que constituem as salas de aula, e dois meios módulos, que constituem os blocos de serviços. A proposta de distribuição intercalada dos blocos contribui para a independência da comunidade, devido à possibilidade de realizar a construção em etapas. A estrutura principal está apoiada em uma laje de concreto e é composta por pilares de BTC em formato de “C”, travados por uma viga de concreto. A cobertura é sustentada pelas paredes estruturais de terra e por pilares de madeira, que delimitam o corredor central do projeto.
Os fechamentos compõem uma linguagem mais leve: um brise de bambu cobre a estrutura do telhado evitando a incidência solar direta, um forro de palha reveste as salas, melhorando o aspecto acústico e visual, e as janelas de madeira em forma de veneziana, quando fechadas, protegem da radiação solar direta e, quando abertas, atuam como um brise horizontal.
Os telhados foram projetados para proteger a escola do sol do meio-dia, e ao mesmo tempo permitir a entrada do sol da manhã pelas aberturas zenitais no lado leste do conjunto. Além disso, direcionam a água das chuvas que incidem sobre os blocos de salas de aula para os jardins laterais e a água dos blocos de serviços para as calhas, permitindo a captação de água para reutilização em atividades como irrigação do jardim e limpeza da escola.
Equipe de Professores
Prof. Ricardo Socas Wiese
Prof. Carlos Eduardo Verzola Vaz
Equipe de Estudantes
Ana Luisa Schoenell
João Victor Ortiz
Julia Stopasolla Copat
Mariana Brüggemann Spricigo Pfleger
Início e fim do projeto: 2019