Moradia Estudantil Indígena

Os espaços de acolhimento dos estudantes indígenas na universidade: Moradia Estudantil indígena na UFSC

O projeto aborda as condições de permanência dos estudantes indígenas na universidade e sua relação com a instituição a partir dos espaços de moradia estudantil. Eles deixam temporariamente suas aldeias e sua realidade cultural, enfrentando desafios para ampliarem seu aprendizado e formação. Ainda, buscam espaços de diálogo e integração com a comunidade acadêmica e a cidade formal. O projeto se estrutura a partir de estudos e levantamentos que consideram aspectos específicos como diferenças culturais e etnias, modos de vida e relações socioambientais, tecendo reflexões acerca dos ambientes naturais e espaços construídos e suas relações com o comportamento, identidade e memória dos estudantes indígenas.
Em continuidade às atividades do Laboratório de Projetos (LabProj/ARQ), em 2018, tem por objetivo desenvolver projeto de arquitetura para uma proposta de moradia para estudantes indígenas da UFSC. Os alunos participam de todas as etapas, como visitas ao local, reuniões e dinâmicas no desenvolvimento do projeto.
Os resultados devem contribuir na discussão sobre a permanência indígena na UFSC e processos de planejamento dos espaços universitários. A partir de uma abordagem sensível e não apenas tecnicista, contemplar processos participativos de planejamento e considerar as necessidades dos estudantes de diversos povos e etnias indígenas, garantindo condições de valorização e preservação da diversidade cultural, assim como minimizando os conflitos e preconceitos enfrentados.
A partir da interlocução com outras comunidades e culturas surgem novas oportunidades de aprendizado e produção do conhecimento, ao mesmo tempo, que permite que a universidade possa contribuir com o desenvolvimento social.
Através das atividades propostas espera-se estimular a produção de conhecimento a partir do processo projetual em arquitetura e urbanismo, enquanto meio de pesquisa, discussão, integração e aplicação de conhecimentos de diversas áreas do saber. Os resultados alcançados devem ser compartilhados e divulgados em eventos científicos, em apresentações e debates, evidenciando o papel social do arquiteto a partir de uma visão crítica.

CADERNO DE PROJETO

Equipe de professores
Prof. Ricardo Socas Wiese (Coordenador)
Prof. Fábio Ferreira Lins Mosaner
Prof. Américo Ishida
Profa. Anna Freitas Portela de Souza Pimenta

Equipe de estudantes (2023)
Bruno Henrique Farsen
Diego Caramez
Julia Borba de Oliveira Rodrigues
Marcelo Regueira Dutra
Tiago Mitsuo

Colaboradores (2021)
Arq. Fernanda Machado Dill

Equipe de estudantes (2018 – 2022)
Alice Hammerschmitt da Veiga
Bárbara Maria Amaral
Heloísa Costa da Silva
Igor Augusto de March
Isadora Nascimento de Deus
João Victor Ortiz
Jully Anne dos Santos Machado
Marco Aurelio Schmitt da Silva
Milena de Oliveira Silva
Thayse Menezes Reis
Victor Bermond Valls
Vitória Gameleira dos Anjos

Início do projeto: 2018